Educandário Tia Teteca e Vó Maricota
Prova de Bom Senso I
Nome: ___________________________________________________________
Questão 1
Enunciado:
Imagine que você vendesse jujubas na porta de uma escola pública. 90% dos seus fregueses são alunos desta mesma escola. Você compra a caixa de jujuba com 30 embalagens avulsas por 7,50 reais e vende a unidade a 50 centavos obtendo assim um lucro de 7,50 reais sobre cada caixa desconsiderando as perdas eventuais (uma ou outra que você consome, alguma criança pega fiado e não volta pra pagar, uma que caiu na rua e passou o carro em cima).
Agora o diretor da escola acaba de lhe informar sobre uma lei que determina que qualquer aluno ou professor do colégio tem direito a pagar meia jujuba devido a uma norma estabelecida pela secretaria de educação a todos os vendedores de jujuba de porta de colégio.
Opções:
a) Ahhh, diabos! Deste jeito não vou lucrar nada e ainda vou tomar prejuízo. Parei de vender jujuba! Vou pedir dinheiro no sinal! Maldita Secretaria de Educação!
b) Ahhh, diabos! Lei é lei, fazer o quê? Vou vender jujuba a 25 centavos pra todo estudante que apresentar a carteirinha do colégio e assumir os prejuízos! Maldita Secretaria da Educação!
c) Hmmmm, sabe o que vou fazer? Me passa uma cartolina e uma caneta pilot, que vou dobrar o preço da jujuba pra 1 real! Quem tiver carteirinha compra por 50 centavos, quem não tiver que arrume uma carteirinha falsa, peça pra o primo que estuda na escola comprar jujuba pra ele ou reclame com a Secretaria de Educação. Eu é que não vou ficar no prejuízo!
Agora transforme o vendedor de jujuba em qualquer empresário do ramo de cultura que é obrigado a vender ingresso pela ‘metade do preço’ aos estudantes.
Se você não entendeu que a lei de meia entrada é uma das legislações mais absurdas jamais inventadas, da próxima vez eu desenho, ou assista este vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=9qWBNpW6C88
Deixe um comentário