“Mãe, por que você tem que fazer isso?”

“Mãe, por que você tem que fazer isso?”

Daniel Reynaldo

05 de agosto de 2021


Um vídeo veiculado pela página Minha opinião registra um homem e uma criança vítimas de violência doméstica cometida por uma mulher. Não são dadas informações sobre cidade e data do ocorrido, nem sobre os nomes da agressora e das vítimas. No vídeo a mulher agride fisicamente tanto o menino quanto o companheiro e faz ameaças contra este, além de tentar retirar o celular da mão do mesmo. O menino é agredido duas vezes, quando tenta abraçar o pai e quando tenta acalmar a mãe.

A vítima adulta repete que não irá revidar as agressões, mas que continuará gravando: “É minha prova!” repete a vítima. Ao final da gravação é possível ouvir a voz da criança, que chora: “Mãe, por que você tem que fazer isso?”.

Violências domésticas contra homens e contra meninos não possuem proteção especial pela lei e são tratadas por normas menos rigorosas (penas mais brandas, maiores garantias processuais concedidas às agressoras…).

Nos últimos anos o presidente Jair Bolsonaro sancionou uma série de novas legislações, sem veto, que tratam os homens de forma discriminatória no que diz respeito às acusações de violência doméstica. A última delas, apelidada por alguns de “Lei da Feminilidade Frágil“, foi a criminalização da “Violência psicológica”, que é definida como “qualquer conduta que cause dano emocional de uma mulher e diminuição da autoestima ou que prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, violação de sua intimidade, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: