Checagem Fraudes LGBTs Grupo Gay da Bahia

Grupo Gay da Bahia indica que travesti foi intencionalmente atropelado

Daniel Reynaldo
Rio de Janeiro, 22 de agosto de 2021



Como já explicado neste perfil, o Grupo Gay da Bahia não inclui apenas assassinatos em seus relatórios anuais de mortes por homofobia. Aparecem também suicídios e mortes por causas naturais, entre outros.

Na página 59 da versão 2019 de seu relatório anual, a ONG informa que foram listados 272 homicidios, 32 suidídios, 19 latrocínios, 5 atropelamentos e 1 morte em decorrência da aplicação de silicone.

Na mesma página, a ONG faz questão de explicar que “O atropelamento foi incluído no cômputo das tipificações, devido ao ato ter sido intencional, ou seja, constituindo-se enquanto arma para matar sobretudo travestis profissionais do sexo ‘na pista’, num percentual de 1,52” (sic)

Documento divulgado pelo Grupo Gay da Bahia informa que alguns atropelamentos foram inseridos em relatório de mortes por homotransfobia por terem sido considerados atropelamentos intencionais.

Entendi. Foram inseridos apenas os casos de atropelamento intencional. Tá ok.

Acontece que, curiosamente, uma das vítimas é Paula Corpo, que foi atropelado por uma viatura policial, em Jaraguá do Sul. O caso também foi indicado pela ONG Rede Trans em seu “Monitoramento de assassinatos 2019“.

A única fonte apresentada pelo GGB foi uma matéria do G1 . A Polícia Militar sustentou que o caso foi uma fatalidade: “a viatura estava com o giroflex ligado e seguia com urgência para prestar apoio a uma ocorrência relacionada a uma moto”. Também, segundo a reportagem do G1 informou, tanto a PM quanto a Polícia Civil iriam abrir inquérito sobre o caso, mas a única fonte apresentada pelo GGB é a matéria jornalística publicada pelo portal supra.

Não encontrei mais informações sobre o caso, através de uma pesquisa no Google. Seria ótimo se ou a PCSC, ou a PMSC ou o próprio Grupo Gay da Bahia se manifestassem explicando – dois anos depois do ocorrido – se realmente houve intencionalidade no atropelamento.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: