Uncategorized

Média móvel semanal de mortes por covid-19: como estão os países com as maiores taxas de vacinação em comparação ao mesmo período de 2020?

Doenças virais respiratórias tendem a ter comportamento sazonal, aumentando ou reduzindo suas taxas de transmissão, bem como a gravidade das infecções, a depender de fatores climáticos que tanto predispõem à transmissão quanto ao desenvolvimento de sintomas e complicações. O “velho coronavírus” já era conhecido por sua sazonalidade antes da emergência do “novo coronavírus” de Wuhan.

A doença originada pelo novo coronavírus está cumprindo seu segundo ano, e diversos especialistas apontam que ela também pode ter comportamento determinado de acordo com as sucessivas estações do ano. Apenas após cerca de um ano do Sars-Cov-2 é que começaram a ser administradas as diversas vacinas experimentais (alguns preferem chamar de emergenciais) em diversos países, sobretudo nos mais desenvolvidos. Muitos têm buscado avaliar a eficácia da vacina, observando a variação imediata do número de mortes em países com altas taxas de vacinação. Um exemplo é esta matéria da BBC, de abril de 2021, que associa uma brusca queda no número de mortes no País de Gales à então recente introdução da vacinação no Reino Unido.

De fato a vacinação em todo o mundo começou por volta de janeiro e pareceu acompanhar um decréscimo progressivo no número de mortes em diversos países. Nos continentes europeu e norte-americano, onde a vacinação foi introduzida inicialmente com mais força, a redução começa a ser observada em fevereiro, na América do Sul, em abril.


Entretanto, se a covid-19 é sazonal, este decréscimo pode ser decorrente do comportamento da doença independente da vacinação. Decréscimo semelhante foi observado a partir de abril de 2020, na Europa e na América do Norte, com um novo recrudescimento do número de mortes ao final daquele ano. Deste modo, pode ser útil acompanhar a curva de mortes em relação à mesma estação do ano anterior.

Como estão hoje os 20 países mais vacinados contra a covid-19 em relação a exatamente um ano atrás e em comparação aos menos vacinados?

Usei os dados disponíveis no portal Our World In Data, mantido pela Universidade de Oxford as médias móveis de novas mortes de 30 países, agrupados de acordo com seus percentuais de vacinação.


OS VINTE PAÍSES (COM POPULAÇÃO SUPERIOR A 500 MIL HABITANTES) COM MAIOR TAXA DE VACINAÇÃO: COMO ESTAVAM EM 01 DE SETEMBRO DE 2020 E COMO ESTÃO ATUALMENTE, EM RELAÇÃO À MÉDIA SEMANAL DE MORTES?

Para melhor visualização gráfica distribuí os vinte países mais vacinados em dois gráficos, de acordo com suas posições percentuais de vacinação e comparamos os dados de 01 de setembro de 2021 contra os dados de 01 ou 02 de setembro de 2020 (o motivo de não ter sido usado o dia 01 de setembro para o segundo grupo é a falta de dados relativos a Bélgica e Suécia para esta data)

Em oito dos 10 países com maior percentual de população totalmente vacinada (duas doses) a média móvel de mortes por milhão de habitantes está pior que há exatamente um ano atrás. Espanha, Portugal, Irlanda, Uruguai, Dinamarca, Emirados Árabes, Singapura e Qatar.

O único país que apresenta menores índices de morte por milhão (entre os 10 mais vacinados com população superior a 1 milhão de habitantes) é o Chile, que em 01 de setembro de 2020 tinha média móvel de 2,7 mortes por milhão de habitantes e que em 01 de setembro de 2021 apresentou média móvel de 1,69 mortes por milhão,

Entre os países que se posicionam entre a 11ª e 20ª posição o cenário é ainda pior. Todos os países apresentam mais mortes por milhão atualmente do que apresentavam há 1 ano.

Israel, que em 02 de setembro de 2020 teve média móvel de 1.53 por milhão de habitantes, teve média móvel de 2,89 por milhão em 01 de setembro do ano atual. A França teve uma média de mortos por milhão quase seis vezes superior à apresentada na mesma época do ano passado e o Reino Unido piorou mais de 15 vezes.

Ou seja: dos 20 países mais vacinados do mundo, excetuando-se aqueles com população menor que 500 mil habitantes, em apenas 1 o número médio de mortes por milhão na semana anterior a 01 de setembro de 2021 foi menor que no mesmo período do ano passado.

ERRATA: DESCONSIDEREI MALTA, POR TER ASSUMIDO – ERRONEAMENTE – QUE A ILHA TEM MENOS QUE 500 MIL HABITANTES. MALTA É O QUINTO PAÍS MAIS VACINADO (TERCEIRO ENTRE OS COM POPULAÇÃO SUPERIOR À 500 MIL). NA SEMANA ANTERIOR A 01 DE SETEMBRO DE 2021, MALTA TEVE 1,1 MORTES POR MILHÃO CONTRA 0,55 MORTES POR MILHÃO EM 2020.


OS PAÍSES “VIZINHOS” AO BRASIL NA LISTA DOS MAIS VACINADOS: COMO ESTAVAM EM 01 DE SETEMBRO DE 2020 E COMO ESTÃO ATUALMENTE, EM RELAÇÃO À MÉDIA SEMANAL DE MORTES?

O Brasil, tem – segundo o Our World in Data – cerca de 65% da população vacinada. Se olharmos para os 4 países imediatamente acima de nós e os 5 imediatamente atrás o que encontraremos? Entre os países com mais de meio milhão de habitantes, o Brasil está logo atrás de Luxemburgo, do Panamá, das Ilhas Maurício, do Camboja e a frente do Chipre, da Alemanha, do Bahrein, da Mongólia e da Suécia.

Como estes países estão em relação ao ano passado, em número de mortes por milhão de habitantes associadas à covid-19?

Assim como no grupo dos “11-20 mais vacinados”, usei 02 de setembro de 2020 como referência, já que os dados da Suécia não estão disponíveis para 01 de setembro. Brasil apresentou taxas mais baixas, assim como Panamá e Bahrein. Luxemburgo se manteve estável em 0 mortes por milhão. Todos os demais tiveram piora quanto à taxa de mortes por milhão de 1 ano atrás.


ENTRE OS CONTINENTES, APENAS OCEANIA E AMÉRICA DO SUL TIVERAM MENOS MORTES NA SEMANA ANTERIOR A 01 DE SETEMBRO DE 2021, COMPARADO AO ANO ANTERIOR

Os continentes europeu e norte americano são os percentualmente mais vacinados (considerando apenas as pessoas totalmente vacinadas), mas são também os únicos continentes em que a curva de novas mortes associadas a Covid-19 tem desenhos ascendentes em relação às semanas mais recentes (o que pode reforçar a hipótese de sazonalidade).

Mais que isso: em ambos os continentes, assim como na África e na Ásia, o média móvel semanal recente de mortes por milhão está em níveis mais altos do que na mesma época do ano passado.










Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s