Lacrou, mane

Calma, Andreoli! O Maurício tem 6 anos para se tornar um pulha igual a você

SIGA QUEM? NÚMEROS NAS REDES SOCIAIS


Depois do contragolpe brutal que tomou da internet após despejar ódio e rancor em um vídeo direcionado ao campeão olímpico Maurício Souza, o global Felipe Andreoli se manifestou com uma notinha no Instagram.


Anúncios

ENTENDA A TRETA

Se você estava totalmente offline ontem talvez não saiba que o jornalista Felipe Andreoli, da Rede Globo, publicou um vídeo esculhambando o jogador Maurício Souza, campeão olímpico de voleibol, por uma postagem feita por Maurício e que o Andreoli considerou homofóbica.

Arrotou virtude, fez carinha de nojo, apontou dedinho pra câmera, repetiu o mantra de que homofobia mata, quase cuspiu na tela, chamou Maurício de covarde, leu o teleprompter direitinho sem gaguejar nem ficar vermelho.

Acontece que antes de trabalhar na emissora limpinha e cheirosa do Jardim Botânico, no programa da namorada do namorado da Lacrátima Bernardes, Felipe trabalhava num programa bem sujinho chamado CQC. Foi lá que ele virou subcelebridade. E na época deste programa o rapaz era um chafarizinho bem produtivo de piadas que seriam consideradas homofóbicas e racistas pela turma que paga o salário dele hoje.


Anúncios

Eram coisas do tipo “cabou a luz, cadê o negão” ou chamar tricolor de viado. Coisa nojentinha mesmo. E a coisa ficou lá, esquecida nas profundezas da internet, até que ontem o rapaz resolveu dar uma aparecida e em vez de botar uma melancia no pescoço foi fazer graça com “ainnn, que horror gente, homofobiã matã… prendam esse homeemmmm”.

Deu ruim! As entranhas da internet se abriram e das profundezas de 2014 pra trás veio tudo de pior que se possa imaginar. É claro que desde que foi contratado pela emissora do Jardim Botânico o rapaz não faz mais piada de traveco nem de negão nem de bichona, pelo menos não no Twitter, mas ele esqueceu de apagar as que já tinha feito.

Ao ter o passado recente escancarado, qual saída? Arremedou uma desculpa barata de que aquele Felipe de antes de 2015 era outro Felipe, um Felipe construído. Este Felipe 2021 é totalmente desconstruído, se bobear mija até sentado.

Certo, Felipe. Nós entendemos que você passou por todo um processo de desconstrução quando foi trabalhar no Encontro com Lacrátima Bernardes, e que desde então nunca mais conseguiu se construir de novo, mas demonstre um pouco de empatia pelos que ainda estão em outra etapa.

Você teve mais de meia década para se divertir sendo “homofóbico” e “racista” nas redes sociais e mais de meia década para se tornar o pulha completo que você é hoje. Maurício só fez um mísero comentário de desagrado sobre a recaracterização do Superman.

Não foi nem algo tão “grave” quanto uma “piada” do tipo “você tem cara de que come traveco” ou “essa seleção africana teria mais chance se acabasse a luz”, lembra? Daquelas que você fazia? Ele só demonstrou desagrado pela descaracterização de um personagem icônico, cara. Não foi nem um daqueles deboches que você fazia contra artistas com sexualidade não muito claramente definida.

Não seria mais justo você esperar que ele passe por todo o processo que você demorou cerca de uma década pra completar em vez de apedrejá-lo logo no primeiro “erro”? Não seria melhor, em vez de tentar amenizar os próprios erros passados, reconhecer os erros atuais — estes mesmos, que você sabe que cometeu durante o vídeo — e pedir desculpas diretas ao Maurício? Que tal descer do salto, rapaz?

“CAGUEI PRA VOCÊS”

Antes de publicar a notinha esclarecendo que agora ele é um novo homem salvo, remido e batizado nas águas sagradas do Leblon, Felipe gravou um vídeo comentando a reação. No vídeo, o rapaz (que ainda não devia ter sido orientado pela assessoria da Rede Globo sobre como deveria se posicionar) afirmou que estava cagando para as críticas públicas à sua postura hipócrita e que era muito bom estar do lado certo da história. Afirmou também que as críticas eram feitas por “robôs” da “milícia digital”.

REAÇÃO À NOTA DE FELIPE

As reações à notinha são as mais diversas possíveis. Uma vez que são dezenas de milhares de comentários, é impossível fazer uma análise global, mas podemos fazer um apanhado a partir dos comentários mais bem posicionados. Uma métrica interessante seria ver o número de coraçõezinhos recebidos pelos perfis verificados que responderam à notinha. Que tal?

Alguns dos famosos que se manifestaram foram o empresário Luciano Hang e o vereador Nikolas Ferreira (estes dois críticos à postura do apresentador). Favoráveis a ele se posicionaram muitos colegas globais como Fernanda Gentil, Alex Escobar, Caio Maciel, Marco Luque e André Fran. O número de coraçõezinhos recebidos pelos “apoiadores” e pelos “críticos” talvez indique bem a posição do público geral.

Fernanda Gentil recebeu 411 coraçõezinhos até o momento com o seu “É em vida que se evolui 👏👏👏❤️❤️❤️”, e é aparentemente o comentário em favor do jornalista com mais curtidas.

Já o vereador mineiro Nikolas Ferreira publicou “Pra mim você tinha ‘cagado’. Pelo visto… sentiu demais.” e recebeu 8547 coraçõezinhos. Luciano Hang recebei ainda mais: 9023 corações pelo “Dança conforme a música. Onde trabalha mesmo?”


Anúncios

Um olhar geral pela lista de reações à nota parece seguir a mesma tônica: comentários positivos em relação à nova postura desconstruída de Felipe recebem dezenas ou no máximo centenas de curtidas. Comentários que criticam sua hipocrisia, sua falta de empatia e seu excesso de arrogância chegam aos muito milhares.

Talvez seja como o The Economist comentou recentemente sobre Dave Chapelle: as posições “canceladas” do humorista estão muito mais em sintonia com o público do que as posições “permitidas” de seus críticos. É o caso do público realmente tomar consciência e mandar estes pulhas para aquele lugar que eles conhecem bem. E, sobretudo, apoiar aos que não se rendem, como @mauriciosouza17 .


LEIA TAMBÉM

Anúncios
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: