Checamos: postagem que insinua confusão de Dilma quanto às festas de réveillon é falsa


SIGA QUEM? NÚMEROS NAS REDES SOCIAIS


Circula nas redes sociais uma postagem que vincula a imagem da ex-presidenta Dilma Rousseff a uma suposta confusão com o cancelamento das festas de reveillon. Diversas cidades brasileiras têm suspendido as festas em função da variante omegatrom do vírus da China. O Rio de Janeiro, palco de uma das celebrações mais famosas do mundo, vive uma incerteza sobre se haverá ou não a grande queima de fogos na orla de Copacabana.

Na parte textual da postagem é possível ler a seguinte frase: “Se cancelarem o réveillon, como vamos sair de 2021?” Ao lado do texto há a imagem da ex-presidenta com sua indefectível expressão de mulher sapiens. A combinação entre imagem e fala sugere que a ex-presidenta tenha se confundido sob os efeitos do cancelamento das festas de ano novo, acreditando que se as festas de virada de ano não acontecerem o ano de 2022 não se iniciará.

A postagem pode causar dúvidas quanto à sua veracidade, por conta da alta verossimilhança com falas anteriores da estocadora de vento e saudadora de mandiocas, mas é falsa e foi produzida com intenção puramente humorística.

EXPLORANDO NOVO NICHO DE MERCADO

A partir de agora Quem? números passará atuar também no ramo de checagem de memes humorísticos, nicho que era dominado até o momento por agências como Lupa, Aos Fatos e Estadão Verifica.

Viu um meme que é obviamente humorístico? Uma citação falsa atribuída a Bob Marley ou a Clarice Lispector? Uma montagem mal feita no paint colocando o Bolsonaro para tomar café com a Raudério Thunberg? Quer saber se a postagem obviamente falsa e com caráter humorístico é mesmo obviamente falsa e com caráter humorístico? Manda pra gente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: