Pela primeira vez em sete anos, BBB será vencido por um homem: feministas alegam “machismo”

Pela primeira vez em sete anos, BBB será vencido por um homem: feministas alegam “machismo”

Goste você ou não, e eu não gosto, o Big Brother Brasil é o programa televisivo de maior sucesso do país e é acompanhado com interesse por dezenas de milhões de brasileiros. O programa é uma cópia de um programa da TV holandesa Endemol, que vendeu os direitos de adaptação para outras emissoras de diversos países do mundo. Como todos sabem, o nome é inspirado no livro 1984, de George Orwell, que se passa numa sociedade extremamente vigiada através de aparelhos que funcionavam simultaneamente como televisores e câmeras e que eram usados para capturar virtualmente toda ação cotidiana de cada cidadão.

A versão brasileira do programa já teve negros e brancos, homossexuais e heterossexuais, homens e mulheres entre os vencedores. Enquanto a maioria absoluta dos participantes costuma ter pele clara e idade jovem (entre os 20 e 30 anos), do ponto de vista do sexo dos participantes a seleção sempre foi bastante dividida. Já entre os vencedores houve 10 mulheres no primeiro lugar e 11 homens, mas com um detalhe. Nos últimos 6 anos anteriores foram literalmente 6 mulheres recebendo o prêmio principal da gincana, que acontece sempre nos primeiros meses do ano.

No ano passado quem assistiu o programa, e mesmo quem não assistiu diretamente, mas apenas através dos comentários nas redes sociais e por parte de conhecidos, ficou sabendo das mil e uma peripécias de ativistas feministas, negros e LGBTs na casa. “Defensores” dos “direitos de minorias” mostraram suas caras para o país e a imagem não ficou nada boa. Personagens como a funkeira Karol Konká e Lumena apresentaram todo o ranço típico do militante “defensor das minorias” ao grande público e bateram recordes de rejeição.


LEIA TAMBÉM


Neste ano foram 10 pessoas do sexo feminino selecionadas para o programa e 12 do sexo masculino, uma destas sendo o travesti Linn da Quebrada, que se identifica como “pessoa não-binária”. Ontem a noite saiu da casa a última participante do sexo feminino: Jessilaine, que foi eliminada com cerca de 63% dos votos.

VERIFICADOS E NÃO VERIFICADOS DO TWITTER SE UNEM EM LAMENTO POR “MACHISMO”

Feministas de todo o país se juntaram no Twitter para repetir palavras de ordem e para acusar apoiadores de Bolsonaro pelo fato de, pela primeira vez em sete anos consecutivos, a gincana ter já garantido um homem vencedor.

Entre os verificados do Twitter, o ativista Thiago Amparo foi um dos que expressou sua revolta e aproveitou para fazer campanha contra o atual Presidente da República, pré-candidato à reeleição: “O país que no #BBB22 tira Jessilane, a última mulher no páreo com 63,63% dos votos, deixando seishomens na casa é o mesmo que elege apenas 15% de mulheres para o CongressoNacional e é o mesmo que decidirá em outubro se mantem um misógino na cadeira da presidência.”, sentenciou o militante.

“Uma pena a eliminação da Jessi, negra, professora, bióloga e única mulher na casa. O BBB é um reflexo do comportamento de muito no dia a dia, o que mostra o machismo estruturado na sociedade. O mesmo impede que nós estejamos no centro das decisões desse país. É urgente mudar!”, esperneou a também militante Mônica Francisco, que se declara feminista negra favelada, cientista social, pastora evangélica e cria do Borel em sua descrição do Twitter.



Já entre os não verificados houve comentários como “Tá mas pq vocês ainda assistem bbb???? Eh pra passar ódio né? Me diz PRA QUE eu quero ver 6 macho trancado numa casa fazendo coisa de macho????” ou “#Arthur e #Eliezer se vangloriando que só ficaram homens na casa! Os homens sendo maioria em tudo é tão novidade né? bbb dos machos! Vivi p assistir esse retrocesso“.

Com a edição 2022 os homens empatarão o número de vitórias: 11 a 11.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: