Prefeitura de São Paulo gastou mais que os 100 mil para Daniela em ato pró-Lula

Prefeitura de São Paulo gastou mais que os 100 mil para Daniela em ato pró-Lula

Daniela Mercury, cantora famosa no começo dos anos 90 e mais lembrada atualmente pela militância política falou demais e acabou chamando atenção para um detalhe que provavelmente passaria despercebido na esvaziada manifestação pró-Lula realizada em São Paulo no último 01 de maio.

A cantora jurou diante de alguns poucos milhares de militantes vestidos de vermelho e que empunhavam bandeiras de partidos e de centrais sindicais: “Nunca ganhei dinheiro de governo qualquer. Estou aqui com o meu coração. Nunca fiz campanha política”.

A fala chamou a atenção de internautas e outros atores políticos que trataram de desmentir a mulher não apenas com dados históricos de recebimento de verbas públicas, mas também – e mais importante – com dados daquele próprio evento: no exato momento em que dizia que nunca havia recebido dinheiro público e que fazia campanha para Lula de graça, Daniela estava colocando no bolso 100 mil reais do bolso. 100 mil reais retirados do bolso dos pagadores de impostos paulistanos e transferidos para a poupança de Mercury através da Secretaria de Cultura de São Paulo.

Segundo algumas alegações disseminadas no Twitter, o valor a ser pago para Daniela pela sua participação no showmício travestido de “celebração pelo dia dos trabalhadores” teria sido determinado por meio de uma emenda parlamentar de autoria de um vereador petista, entretanto não consegui confirmar esta informação até o momento desta postagem.

Sendo a distribuição da verba de responsabilidade do poder legislativo ou do poder executivo paulistano, o fato é que Daniela abocanhou 100 mil reais de impostos paulistanos enquanto o cidadão paulista médio lutava para conseguir 4 reais para comprar um quilo de arroz. O showmício não teve apenas Daniela Mercury como atração musical. A festa no Pacaembu juntou a deputada do Partido Comunista do Brasil Leci Brandão, a banda pop Francisco, el Hombre, o rapper Dexter e o Dj KL Jay, membro dos Racionais MCs.

Segundo Flavia Ferronato, apenas a deputada e pagodeira Leci Brandão não recebeu verba pública para a participação musical no showmício. Flávia apresenta prints e links do Diário Oficial da Cidade de São Paulo que comprovam os valores empenhados. O rapper ficou com 28 mil reais retirados do bolso dos pagadores de impostos paulistanos, a banda descolada recebeu 30 mil reais e o DJ conseguiu um cachê de 12 mil reais.

SHOWMÍCIO OU FESTA DOS TRABALHADORES?

Embora a descrição oficial do evento bancado com dinheiro de impostos paulistas não indicasse a realização de um showmício partidário pró-Lula e sim de uma festa civil pelo dia dos trabalhadores, a caracterização do evento, cujos melhores momentos podem ser assistidos no cana da Rede TVT , não deixa dúvidas sobre o caráter partidário e eleitoral da atividade. Lula, Boulos, Suplicy, Gleise Hoffman subiram ao palanque para discursar, entre outras figuras menores. As típicas imagens partidárias: bandeiras do PT, do PCdoB, do PSOL, do MST e outros símbolos como faixas e bonés ajudavam na clareza da caracterização.

O Estadão mostrou imagens do show em sua matéria intitulada “Atos de apoio a Bolsonaro e Lula marcam o 1º de maio“, apresentando este evento como um ato de apoio a Lula. O concorrente UOL anunciou que “1º de maio: atos a favor de Lula e Bolsonaro ocorrem esvaziados” e também indicou o showmício com Daniela Mercury como sendo um dos exemplos de apoio ao petista: o canal destacou um trecho do discurso de Lula em que o ex-presidiário diz que está tudo formalizado para as eleições de outubro.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: